Para Roquinho cabe pensar, elaborar um processo pedagógico que compreenda o que sugira o brincar: promover conhecimento com alegria, liberdade, movimento e “trazer para o centro dos seus conhecimentos de educador este saber que nasce do fato de ter sido criança por longos anos da sua vida e todo o conhecimento posterior, formal ou informal, organizar e fazer girar em torno”. Entrevistas com Roquinho
Neri Oxman é designer e professora americana-israelense no MIT Media Lab , onde lidera o grupo de pesquisa Mediated Matter. Ela é conhecida pela arte e arquitetura que combinam design, biologia, computação e engenharia de materiais.
O termo infância nasce com a ausência de fala. Gabriela Romeu vai na contramão desse significado e busca dar voz às crianças a partir do projeto Infâncias. Por Gabriela Romeu e Marlene Peret
Uma reflexão sobre a simbologia e a infância do povo Mursi, a partir de ensaio fotográfico de Hans Silvester. Por Gandhy Piorski
Ela é atriz, palhaça, trapezista, brincante, bailarina integra o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. Há dez anos Angélica é professora de circo na escola Casa Monte Alegre de educação infantil para crianças de 1 ano à 6 anos e conta um pouco sobre sua experiência no Circo em Família. Ana Lobo entrevista Angélica Gomes
Observações (d)e Natureza Lúdica Quanto mais observo as crianças, mais compreendo a essência da natureza humana. Por Lais Lavinas
Imaginar é uma arte natural das crianças. Elas estão o tempo todo, investigando e explorando as possibilidades de conhecer. Quando se deparam com uma novidade, não titubeiam em inventar signos, símbolos, palavras, cores, verbos e assim, a vida ganha tons, cores, cheiros e fica muito interessante e rica.
Por Sílvio Gallo O romance Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres de Clarice Lispector, escrito no final da década de 1960, narra o envolvimento amoroso de uma professora primária, Lori, com um professor de Filosofia, Ulisses. Já em suas últimas páginas, nos deparamos com a seguinte frase, fala de Lori em relação a Ulisses: “Aprendo contigo mas você pensa que eu aprendi com tuas lições, pois não foi, aprendi o que você nem sonhava
Por Adrianne Ogêda Guedes, Nuelna Vieira e Moema Quintanilha Como melhor formar para a sensibilidade o professor da Educação Infantil? Como favorecer, nos espaços de formação, a que ele compreenda os conceitos estéticos pedagógicos, refletindo e desenvolvendo os próprios na busca de contemplar seu exercício profissional? E, como colocar tudo em prática no cotidiano dos espaços de Educação Infantil?
O espetáculo Cheirinho de Mato, de Chay Torres, esteve em cartaz durante o mês de setembro de 2019 com . Cada apresentação ouve uma participação especial. No dia 14/09, as crianças da Casa Monte Alegre (Grupo Estrela do Mar e Ninjas) estiveram em cena. A peça musical apresentada no Parque das Ruínas revisitou as raízes brasileiras com histórias autorais, sonoplastia ao vivo, dança e alegria. Confira a entrevista de Ana Lobo com Chay Torres Ana
Para se pensar a qualidade da institucionalização da educação infantil há que se levar em conta as discussões sobre currículo, pois este se relaciona diretamente com a organização dos espaços e tempos cotidianos das instituições educativas. Por Silvia Néli Falcão Barbosa