Cultura da Infância

A pedagogia das essencialidades

Para Roquinho cabe pensar, elaborar um processo pedagógico que compreenda o que sugira o brincar: promover conhecimento com alegria, liberdade, movimento e “trazer para o centro dos seus conhecimentos de educador este saber que nasce do fato de ter sido criança por longos anos da sua vida e todo o conhecimento posterior, formal ou informal, organizar e fazer girar em torno”. Entrevistas com Roquinho 

Leia mais
Cultura Brincante

Ecologia material

Neri Oxman é designer e professora americana-israelense no MIT Media Lab , onde lidera o grupo de pesquisa Mediated Matter. Ela é conhecida pela arte e arquitetura que combinam design, biologia, computação e engenharia de materiais.

Leia mais
Educação, substantivo plural

Quintais do Xingu

 O termo infância  nasce com a ausência de fala. Gabriela Romeu  vai na contramão desse significado e busca dar voz às crianças a partir do projeto Infâncias. Por Gabriela Romeu e Marlene Peret

Leia mais
Cultura da Infância

Os olhos do não visto

Uma reflexão sobre a simbologia e a infância do povo Mursi, a partir de ensaio fotográfico de Hans Silvester. Por Gandhy Piorski

Leia mais
A Monte Alegre

Práticas de afeto no Circo em Família

Ela é atriz, palhaça, trapezista, brincante, bailarina integra o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. Há dez anos Angélica é professora de circo na escola Casa Monte Alegre de educação infantil para crianças de 1 ano à 6 anos e conta um pouco sobre sua experiência no Circo em Família. Ana Lobo entrevista Angélica Gomes

Leia mais
Educação, substantivo plural

CRIANÇA E NATUREZA

Observações (d)e Natureza Lúdica Quanto mais observo as crianças, mais compreendo a essência da natureza humana. Por Lais Lavinas

Leia mais
Cultura Brincante

SER CRIANÇA SEM COMPARAMENTOS

Imaginar é uma arte natural das crianças. Elas estão o tempo todo, investigando e explorando as possibilidades de conhecer. Quando se deparam com uma novidade, não titubeiam em inventar signos, símbolos, palavras, cores, verbos e assim, a vida ganha tons, cores, cheiros e fica muito interessante e rica.

Leia mais
Crescer e cuidar

AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO APRENDER…

Por Sílvio Gallo O romance Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres de Clarice Lispector, escrito no final da década de 1960, narra o envolvimento amoroso de uma professora primária, Lori, com um professor de Filosofia, Ulisses. Já em suas últimas páginas, nos deparamos com a seguinte frase, fala de Lori em relação a Ulisses:  “Aprendo contigo mas você pensa que eu aprendi com tuas lições, pois não foi, aprendi o que você nem sonhava

Leia mais
Educação, substantivo plural

FORMAÇÃO ESTÉTICA: EM BUSCA DO SENSÍVEL

Por Adrianne Ogêda Guedes, Nuelna Vieira e Moema Quintanilha Como melhor formar para a sensibilidade o professor da Educação Infantil? Como favorecer, nos espaços de formação, a que ele compreenda os conceitos estéticos pedagógicos, refletindo e desenvolvendo os próprios na busca de contemplar seu exercício profissional?  E, como colocar tudo em prática no cotidiano dos espaços de Educação Infantil? 

Leia mais
Santa Teresa, nosso lugar no mundo

CATUCANDO HISTÓRIAS

O espetáculo Cheirinho de Mato, de Chay Torres, esteve em cartaz durante o mês de setembro de 2019 com . Cada apresentação ouve uma participação especial. No dia 14/09, as crianças da Casa Monte Alegre (Grupo Estrela do Mar e Ninjas) estiveram em cena. A peça musical apresentada no Parque das Ruínas revisitou as raízes brasileiras com histórias autorais, sonoplastia ao vivo, dança e alegria. Confira a entrevista de Ana Lobo com Chay Torres Ana

Leia mais
Destaques

O currículo como produção de sentido

Para se pensar a qualidade da institucionalização da educação infantil há que se levar em conta as discussões sobre currículo, pois este se relaciona diretamente com a organização dos espaços e tempos cotidianos das instituições educativas. Por Silvia Néli Falcão Barbosa

Leia mais