Outras Práticas
Se Encontrar e Partilhar
A Escola como um devir cidade

Uma escola com muro grafitado pelas crianças do Grupo Batatinhas do Terror (2014), quando embarcamos a convite de um pai grafiteiro profissional, um alemão que morava temporariamente em nosso bairro; Postes das ruas pintados com as crianças e uma artista plástica do bairro (2018);  Sessões especiais no Cine Santa com adultos e crianças; Festas no e brincadeiras Parque das Ruínas; Exposições, espetáculos de cultura popular e encontros de reflexão no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Promovemos e circulamos pelas exposições e eventos que ocorrem na cidade.  

Tudo isso e muito mais conta um pouco da nossa forma de fazer educação: 

Tecemos histórias caminhando, deslocando por nós, pessoas em convivência; pelo bairro, ocupamos as ruas e instrumentos do nosso bairro, empoderando desde os bebês ao movimento, ao estar na rua, a conhecer e cuidar o nosso lugar no mundo, sempre ampliando-o, expandindo nossos limites, chegando nas possibilidades da Cidade.

Tudo isso acontece a partir das relações entre crianças, adultos, espaços, ideias, desejos, saberes, objetos, sons, expressões, sentimentos. Investimos nas pessoas, na potência de cada um e procuramos construir um caminho com as pegadas dos desejos, sonhos e curiosidades de cada um e do grupo.  

Temos pontos de partida por onde vamos começar um encontro, um pedido, um projeto pedagógico. Porém, aonde vamos chegar? No caminhar vamos descobrindo.

Acreditamos que uma vez a mente expandida, ou seja, a percepção de si e do mundo aumentada, não diminui jamais (Alguém disse isso!).

 

Siga as redes sociais da Casa Monte Alegre e assine a Newsletter do Espaço Entrenós para saber dos próximos eventos e receber conteúdo exclusivo. 

Compartilhe

Pensar o Fazer
Formação Continuada

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire


Ser educador é estar aberto a aprender sempre. Nunca estaremos prontos, pois a cada relação com a criança e com os grupos, esbarramos com desafios, necessidades e assim, estamos sempre na busca por compreender ou por descobrir algo que não sabemos no momento.

Dessa forma, mantemos com a equipe encontros quinzenais, para discussão e reflexão do cotidiano.

Periodicamente organizamos leituras que envolvam toda equipe. Promovemos formações, com temas específicos e convidados, que acontecem na escola ou em outros espaços.

Estamos sempre investindo em teatro, cinema, dança, musica e na interação da equipe entre si, com as famílias e com diversos saberes e linguagens.

Trocar, estudar, refletir sobra a nossa prática é a forma que encontramos para alimentar nosso fazer e reinventar o cotidiano. Procuramos sempre diminuir as certezas absolutas e (nos) questionar: como podemos pensar determinada situação de um outro jeito?

Somos educadoras e educadores em permanente formação, aprendemos nas relações com as crianças.

Compartilhe

Contato

21 3970-0922
21 3970-3626

Rua Monte Alegre, 389 – Santa Teresa / RJ

contato@casamontealegre.com.br